Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

Refrigerantes "Light" Prejudiciais à Saúde

2011-02-18 12:30

Os refrigerantes “light” ou sem açúcar foram ganhando terreno no mercado ao longo dos últimos anos, dada a preferência dos consumidores nesta alternativa relativamente às bebidas açucaradas e consequente mais calóricas. Contudo, estudos recentes vêem demonstrar que esta opção pode ser uma fonte, a longo prazo, de problemas cardiovasculares.

A investigação foi feita ao longo de nove anos com um total de 3289 participantes de diferentes raças e com uma idade média de 40 anos. Entre outros assuntos, estes indivíduos responderam a questões relacionadas com o tipo e quantidade de bebidas que consumiam, bem como com o seu historial médico.

No decorrer do estudo, foram detectados 559 problemas cardiovasculares (nomeadamente, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos ou isquémicos). Alguns destes casos, depois de avaliados outros factores de risco como a idade, o sexo, ou factores hereditários, foram associados ao consumo de bebidas “light”, de acordo com os investigadores.

Para além de uma possível fonte de problemas vasculares, os profissionais de saúde alertam para o facto deste tipo de bebidas dificultarem a perda de peso em indivíduos com problemas de obesidade. De facto, na sua composição verifica-se a presença de uma dose elevada de sódio. Esta substância adicionada às bebidas com o objectivo de manter o seu sabor (alterado pela diminuição do açúcar), poderá conduzir a uma retenção de líquidos e comprometer a saúde do indivíduo, nomeadamente ao nível do bom funcionamento de órgãos como o fígado e os rins.

Deste modo, é aconselhável que o consumo de bebidas “light”, em particular se integradas num plano de emagrecimento, seja reduzido ao máximo. Em contrapartida, deve-se optar por bebidas à base de citrinos que ajudem na absorção de nutrientes como o ferro, sendo recomendada a ingestão de sumos de laranja e limão.

Fonte: CiênciaHoje; Minha Vida – Saúde, Alimentação e Bem-Estar.