Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

Missão Neurónios: Optimismo para Crianças

2010-09-13 12:22

A Missão Neurónios vai realizar acções de formação para crianças entre os 6 e os 12 anos aprenderem a ser mais optimistas. As actividades serão desenvolvidas na área da Grande Lisboa, durante os próximos três meses, terão a duração de uma hora e decorrerão aos sábados de manhã. Os  grupos formados terão no máximo dez crianças e as actividades consistem em jogos pedagógicos, exercícios de reflexão e de comunicação individual e grupal sobre narrativas e dramatizações.

A Missão Neurónios (mn) é um projecto profissional que pretende suprir as necessidades, no mercado português,  de formações extra-curriculares de desenvolvimento pessoal de qualidade para crianças com a intenção de  melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

A mn promove experiências de desenvolvimento pessoal através de acções de formação temáticas e eventos grupais pontuais com recurso a técnicas pedagógicas propostas pela Psicologia. As acções de formação são práticas e orientadas para crianças; em função da idade, de uma competência ou área de interesse a expandir, de uma identidade comum, de um acontecimento, situação ou estado de espírito partilhado pelos participantes. As actividades pontuais são dirigidas a organizações/grupos e têm lugar em eventos realizados em poucas horas.

Nestas acções de formação, formam-se grupos de seis a dez crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos (as actividades são dirigidas preferencialmente aos estudantes dos 3.º ao 6.º anos) que, orientadas por um psicólogo,  fazem jogos pedagógicos, dramatizações e relaxamentos, experimentam reflexões individuais e de conjunto.

A formação desenvolvida pela Missão Neurónios pretende desenvolver competências como o foco, a concentração, os estilos explicativos, a resistência à frustração, a gestão da perda, a gestão de ganhos e a sua noção do investimento. Ao serem promovidas, estas competências capacitam as crianças a terem um papel activo no desenvolvimento do seu bem-estar, bem como na resolução dos desafios concretos do seu dia-a-dia.

Para além do Optimismo, as áreas de formação disponíveis são:

  • Consumo Eco-Sustentável
  • Comunicação Afirmativa
  • Concentração e Foco
  • Jornalismo para Crianças
  • Educação financeira


Numa época conturbada, em que reina o pessimismo, torna-se (ainda mais) premente a necessidade de transmitir às crianças um sentimento de optimismo. Crianças optimistas confiam em si e nas suas capacidades para lidar com desafios. Acreditam que podem vencer e por isso, apesar das adversidades, tendem a não desistir mas antes a tentar mais e melhor. Há que treinar a sua confiança, a persistência e a resistência à frustração de modo a permitir que desenvolvam uma visão positiva de si próprios, da vida e do futuro.

“A Missão Neurónios é uma experiência. É uma oportunidade. É uma ferramenta. É uma porta aberta. É uma sala ampla. É uma hora em cheio. São perguntas e são respostas. É o silêncio. É a tua voz. É uma brincadeira para sempre...”  http://missaoneuronios.com/inicio.html

Fonte: Oje, Missão Neurónios