Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

Emprego à Distância de um Clique

2010-05-07 11:13

As novas tecnologias têm vindo a alterar os comportamentos a diversos níveis. Uma área em que também se tem denotado alterações é no modo como os portugueses têm vindo a mudar a forma de procurar emprego. De facto, cada vez mais, a procura de emprego se faz através da Internet, podendo a próxima oportunidade de trabalho estar apenas a um clique de distância.

A crise não tem poupado os portugueses no que se refere ao emprego, ou melhor, à falta dele.   No quarto trimestre de 2009, a taxa de desemprego fixou-se nos 10,1%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), mas as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) não são optimistas. A instituição acredita que esta vai subir para os 11% ainda em 2010. Em 2011, será de 10,3% contra a previsão de 9,8% apresentada pelo Governo. O FMI prevê ainda que a taxa de desemprego fique acima da média europeia em 2010 e em 2011.

Se é um dos portugueses que a crise levou para o flagelo do desemprego, saiba que existem várias formas de voltar ao mercado de trabalho. Até algum tempo compravam-se os jornais logo pela manhã, faziam-se contornos a caneta vermelha em torno do anúncio de emprego que interessava e depois contactava-se as empresas. Mas esses dias à muito partiram! Agora, com a Internet, procurar emprego tornou-se mais fácil, altamente eficaz, e bastante mais económico e cómodo. Nem é preciso de sair de casa.

Conheça 15 sites que podem ter a solução de emprego certa para si.

Bolsa de Emprego Público
Para funcionários públicos. Constitui uma base de informação entre a oferta e a procura de emprego público mediante a divulgação e publicitação das oportunidades de recrutamento e de mobilidade geográfica, interdepartamental e profissional dos recursos humanos na Administração Pública.

Bons Empregos
Portal onde pode encontrar e receber diária ou semanalmente ofertas de emprego e disponibilizar o seu CV.

Cantinho do Emprego
Site para pesquisa de oportunidades de trabalho e de formação profissional. Também tem acesso às notícias e legislação mais recentes sobre emprego em Portugal.

Emprego Diário
Site de pesquisa de emprego para diversas áreas. Aqui encontra oportunidades de trabalho vindas das empresas e não só: várias empresas de recursos humanos também inserem as suas ofertas nesta base de dados.

Empregos PT
Outro portal dedicado à pesquisa de emprego. Os candidatos podem registar-se para aceder às ofertas das várias áreas, mas ainda não podem disponibilizar o seu CV online.

Expresso Emprego
Aqui encontra várias oportunidades de trabalho, artigos e conselhos sobre recrutamento, selecção de candidatos, entre outras dicas úteis para quem está no desemprego.

InfoEmprego.pt
Neste site, pode pesquisar as oportunidades de emprego por categorias ou por distrito. Os anúncios também podem ser colocados por empresas de recursos humanos.

Net-Empregos
Outro portal para pesquisa de emprego, onde pode colocar o seu CV online, pesquisar ofertas por categoria profissional, entre outros. Neste site também pode encontrar dicas sobre como comportar-se na entrevista de emprego, elaborar um CV de sucesso, entre outros.

NETemprego
É o portal do IEFP destinado à procura de emprego. As ofertas da rede do IEFP podem ser respondidas on-line, neste site.

Ofertas-Emprego.com
Um site onde pode encontrar várias ofertas de emprego, cursos de formação e conselhos sobre como criar um CV, como fazer candidaturas espontâneas, entre outras dicas.

Ponto de Emprego
Um portal de emprego que acompanha cada candidato individualmente, desde o processo de triagem de entrevista até ao cliente. Dispõe, em média, mais de 60 mil oportunidades de carreira.

Portal de Emprego
Este portal resulta do projecto "Crescer Cidadão", no âmbito da Iniciativa Comunitária Equal. Tem ofertas de emprego, concursos públicos, acções de formação e voluntariado.

Portugal Emprego
Outro site de pesquisa de emprego, onde os candidatos podem deixar o seu CV e dados pessoais, bem como criar alertas para as ofertas que mais interessam. As empresas também podem fazê-lo.

Portal Universia - Emprego
No portal da Universia dedicado à procura de emprego, pode visualizar o seu CV, definir o respectivo grau de privacidade, consultar o estado da sua candidatura, pesquisar ofertas, entre outras. Aqui, também pode encontrar várias dicas sobre como fazer um CV, iniciar um negócio próprio, entre outros.

Super Emprego
É o portal do Sapo exclusivo para a pesquisa de emprego. Aqui encontra oportunidades de emprego, de formação, um guia para a sua carreira e vários artigos sobre o tema.

Esta é apenas uma pequena amostra dos sites existentes. Seja qual for a sua área de actividade, a sua vocação, meta mãos à obra e comece a navegar, oportunidades não faltam!

Fonte: Expresso