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Pesquisa

Medicina do Trabalho

Pausas para Relaxamento Aumentam Produtividade

2009-11-27 18:36

Actualmente as Leses Msculo-Esquelticas relacionadas com o trabalho constituem um problema de Sade Pblica, em crescendo, sendo cada vez maior a necessidade de criar mecanismos tanto de tratamento como de preveno destas doenas. A preveno baseia-se essencialmente em dois pontos muito importantes: a Ergonomia e a Ginstica Laboral.

A Ginstica Laboral consiste na realizao de exerccios fsicos especficos que so realizados no prprio local de trabalho. Este tipo de exerccios actuam de forma preventiva e teraputica nas doenas de origem profissional, diminuindo a tenso e sobrecarga fsica e mental dos trabalhadores, no levando o funcionrio ao cansao uma vez que uma ginstica leve e de curta durao.

Os benefcios atribudos Ginstica Laboral podem ser de natureza fisiolgica, psicolgica e social, influenciando a qualidade de vida do trabalhador, promovendo melhorias no contexto de trabalho e na sua produtividade.

No que se refere aos benefcios para os trabalhadores, a Ginstica Laboral combate e previne a ocorrncia de doenas ocupacionais, combate as tenses emocionais, o stress e a ansiedade; melhora  a ateno e a concentrao nas actividades desempenhadas, melhora a flexibilidade, a fora, a coordenao, o ritmo, a agilidade e a resistncia, melhorando consequentemente a auto-estima; promove uma maior mobilidade e melhor postura, uma reduo da sensao de fadiga no final do dia de trabalho, promove as relaes interpessoais gerando uma maior integrao e sociabilizao no local de trabalho.

No que se refere aos benefcios para a Empresa, a Ginstica Laboral promove claramente  o aumento da produtividade, a diminuio do absentismo, a reduo dos custos com o afastamento e substituio de pessoal, a diminuio do nmero de acidentes de trabalho, a melhoria da imagem da instituio junto dos funcionrios e da sociedade e a promoo do trabalho em equipa.

Fica o Alerta: se no final de uma jornada de trabalho sentir dores de cabea,  dores no pescoo, cansao fsico e/ou fadiga muscular localizada, muito provavelmente, as principais causas para tais sintomas so os movimentos repetitivos realizados durante o dia, ou ento o posto de trabalho no apresenta as melhores caractersticas, obrigando-o a adoptar posturas inadequadas e prejudiciais sade.

Se a Empresa no possuir um Programa de Ginstica Laboral, deve incentivar os funcionrios a realizar pausas para relaxamento, efectuando pequenos exerccios de alongamento como medida preventiva. Ainda no existe uma durao definida para estas pausas, mas o ideal seria fazer uma pausa de 5 a 10 minutos aps 50 a 60 minutos de trabalho.  

Deixamos indicao de alguns exerccios para pausas activas.

 

Estes hbitos contribuiro para uma vida mais saudvel e uma maior produtividade no trabalho.