Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

Conheça a Nova Simbologia dos Produtos Químicos

2011-07-06 12:00

Uma vez que os produtos químicos podem envolver potenciais efeitos adversos para os seres humanos e para o meio ambiente, vários países e organizações regulamentaram a sua classificação (identificação das propriedades perigosas) e rotulagem.
O Regulamento (CE) n.º 1272/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2008, relativo à Classificação, Rotulagem e Embalagem de substâncias e misturas químicas (Regulamento CRE) introduz, em todo o espaço da União Europeia, um novo sistema de classificação e rotulagem de produtos químicos, baseado no Sistema Mundial Harmonizado das Nações Unidas (GHS da ONU). Este regulamento já está em vigor para os produtos puros, como a acetona e o amoníaco e, até 2015, vai ser aplicado progressivamente para os produtos que misturam várias substâncias perigosas, como a maioria dos produtos de limpeza.

Principios Básicos do Regulamento CRE

O Regulamento CRE aborda os perigos inerentes às substâncias e misturas químicas e o modo como informar terceiros sobre os mesmos, cabendo à indústria identificar os respectivos perigos antes da sua colocação no mercado e classificá-las em conformidade. No caso de uma substância ou mistura ser considerada perigosa, ela deverá ser acompanhada de uma ficha de dados de segurança e rotulada de maneira que os trabalhadores e os consumidores tenham conhecimento dos seus efeitos, antes de a manusear.

Foram definidos três tipos de perigos principais:

  • Perigos físicos (inflamáveis, explosivos, comburentes, substâncias/misturas auto-reactivas);
  • Perigos para a saúde (irritantes; nocivos, corrosivos, mutagénicos, tóxicos);
  • Perigos para o meio ambiente(ex: toxicidade aquática aguda).

Equivalente às anteriores frases R, existem agora as chamadas frases H. São as advertências de perigo que descrevem a natureza dos perigos de uma substância ou mistura.

Equivalente às anteriores frases S, existem agora as chamadas frases P. São as recomendações de prudência que descrevem as medidas recomendadas para minimizar ou prevenir efeitos adversos.

Este regulamento introduz ainda novos pictogramas de aviso, caracterizados por um fundo branco e um bordo vermelho, enquanto que os antigos símbolos da UE têm o fundo laranja com um bordo preto.

Em seguída é possivel verificar a nova simbologia dos produtos químicos, em comparação com a antiga:

Todos os fabricantes, importadores ou utilizadores terão que classificar as suas substâncias e misturas de acordo com os critérios do CRE, alterando os seus rótulos e Fichas de Dados de Segurança e sempre que necessário, as respectivas embalagens.

Cuidados a Ter no Manuseamento de Produtos Químicos

- Leia o rótulo antes de abrir a embalagem e verifique se a substância é realmente a desejada.

- Considere o perigo de reacções entre substâncias químicas e utilize equipamentos e roupas de protecção apropriadas.

- Tome cuidado durante a manipulação e uso de substâncias químicas perigosas utilizando métodos que reduzam o risco de inalação, ingestão e contacto com a pele, olhos e roupas.

- Feche hermeticamente a embalagem após a utilização.

- Não coma, beba ou fume enquanto estiver manuseando substâncias químicas.

- Lave mão e áreas expostas regularmente, trocando as roupas contaminadas.

- Trate os derrames usando métodos e precauções apropriados, para as substâncias perigosas.

- Se afectado por substâncias químicas, procure atendimento médico imediatamente, e use os primeiros socorros apropriados até à sua chegada.

Como Agir em Caso de Acidente

- Se ocorrer uma intoxicação, ligue para o CIAV - Centro de Informações Antivenenos - através do 808 250 143 ou para o 112. Tenha junto de si o produto ou o rótulo.

- Em caso de ingestão, não provoque o vómito. Limpe os lábios e o interior da boca com uma gaze húmida e dê a beber alguns golos de água.

- Se uma substância corrosiva cair na sua roupa, retire-a de imediato e lave a pele com água abundante durante 15 minutos. Não aplique pomadas, para o médico verificar a ferida limpa.

- Caso haja contacto com os olhos, lave-os com água corrente durante 15 minutos mantendo as pálpebras afastadas. Não aplique qualquer produto.

Elisabete Afonso (TSST)