Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

SEGURANÇA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO

2017-01-31 14:50

A utilização de máquinas, bem como, equipamentos, constitui uma das atividades que está na origem de inúmeros acidentes de trabalho. Para melhor caracterizar esta realidade foi efetuada a análise de uma amostra de inquéritos de acidente de trabalho mortais ocorridos com máquinas, efetuados pelos Inspetores da Autoridade para as Condições de Trabalho. De um conjunto de 366 registos de acidente mortal, foram identificados 161 acidentes ocorridos com máquinas ou por elas originadas.

Os resultados obtidos da análise desta amostra permitem concluir que em 79% dos casos os acidentes ocorreram com equipamentos de trabalho móveis e de elevação de cargas. As duas principais famílias de máquinas envolvidas nos acidentes são as máquinas de terraplenagem e construção de estradas, que aparecem associadas a 27% dos acidentes, e as máquinas industriais, agrícolas e florestais fixas, com 21% dos acidentes. 

Os acidentes ocorridos durante a utilização de máquinas constituem a segunda causa de acidente de trabalho mortal.

Analisando os principais fatores que contribuíram para os acidentes, destacam-se os problemas técnicos ligados aos equipamentos (28%), a falta de experiência (18%), os procedimentos de trabalho inadequados (23%) e a conceção das instalações e dos locais de trabalho (17%).

Não obstante os desenvolvimentos registados nos últimos anos na prevenção da sinistralidade ocupacional, os acidentes de trabalho constituem hoje um tema de inequívoca pertinência em Portugal. 

Departamento de Segurança no Trabalho