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Pesquisa

Medicina do Trabalho

A AUTENTICIDADE DAS PESSOAS EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL

2016-02-19 13:30

A possibilidade de agir de modo autntico no trabalho condiz com perspetivas de carreira que tenham maior significado e sentido para as pessoas, alinhando-se a valores e aspiraes. O comportamento autntico ou autenticidade envolve um modo de agir e expressar-se que consistente com crenas e experincias pessoais (pensamentos e/ou emoes).

Considerando que a cultura de uma organizao influencia os comportamentos dos seus profissionais, este artigo serve para analisar as relaes entre tipos culturais e o agir autntico das pessoas nas organizaes.

Tem-se enfatizado a ideia de que as pessoas tm almejado, cada vez mais, apropriar-se da construo das suas trajetrias profissionais, tornando-se os principais agentes na definio dos seus rumos. A possibilidade de um agir autntico no trabalho tem sido tratada como uma dimenso importante para a construo de carreiras que tenham maior significado e sentido para a prpria pessoa e tambm para a articulao de carreiras sem fronteiras, isto , carreiras que transcendem as fronteiras das prprias organizaes.

Por outro lado, as interaes do adulto na vida em sociedade impem limites ao comportamento autntico. Alguns autores caracterizam o mundo das interaes sociais como um teatro no qual os envolvidos se envolvem em papis e encenaes, sempre em funo do contexto em que se encontram. Alm disso, nas empresas, as pessoas devem adequar os seus comportamentos ao modo e ao ambiente em que trabalham, em funo, entre outras, das relaes de poder, ideologia, normas de conduta, viso de mundo e objetivos.

A busca por uma atuao profissional, que melhor se ajuste s necessidades e aos interesses da prpria pessoa, nos diferentes estgios de sua vida, pode influenciar as decises tomadas ao longo da trajetria profissional. Durante esse percurso, o perfil, a cultura e o ambiente de trabalho da empresa so elementos importantes no processo de escolha das organizaes em que se deseja trabalhar.

De facto, o conceito de autenticidade complexo e pode ser observado a partir de diferentes perspetivas. Para alguns estudiosos, as definies para autenticidade podem ser divididas em dois grupos: com base nas teorias humanistas e com base nas teorias de autodeterminao. Os tericos humanistas focam o autorrespeito, a ateno s necessidades e aos valores pessoais. Para Maslow (1962), por exemplo, s aps a satisfao das necessidades bsicas, os indivduos se orientariam pelas necessidades de crescimento. A satisfao de necessidades psicolgicas de ordem superior levaria os indivduos a descobrir a verdadeira. 

Para outros autores afirmam que autenticidade um conceito multidimensional, definindo-o da seguinte forma: uma expresso sem obstruo do self de um indivduo, nas suas vivncias dirias.

AUTENTICIDADE, EMPRESA E CARREIRA

Se articularmos estes trs temas, verificar-se- que a autenticidade relativamente recente na pesquisa voltada para as organizaes, no tendo sido abordada de modo sistemtico por pesquisadores da rea. Se fizermos uma pequena busca sobre esta articulao entre autenticidade e organizaes, conclumos que existe um reduzido nmero de artigos que tratam especificamente da autenticidade nas organizaes.

Na literatura voltada ao ambiente organizacional, normalmente o conceito tem sido discutido com nfase em tpicos relacionados liderana, com foco noutros aspetos relacionados ao agir autntico nas empresas.

Um indivduo que modifica o comportamento em diferentes contextos relacionais, no est necessariamente agindo de forma falsa. Na realidade, adequado do ponto de vista social, que a pessoa altere a prpria conduta de acordo com as demandas do contexto no qual est inserida. O eu verdadeiro seria fluido e dinmico e no fixo e estvel.

O debate sobre autenticidade tem implicaes especficas para as organizaes. A literatura tem mostrado, por exemplo, que incrementos na expresso autntica favorecem a sade psicolgica e o bem-estar subjetivo das pessoas, inclusiv no ambiente de trabalho.

Quando os profissionais desempenham atividades nas quais podem expressar pensamentos, emoes e novos pontos de vista, eles tendem a estar mais presentes e envolvidos com os seus papis.

Todavia, as mudanas intensas na sociedade nas ltimas dcadas, tm confrontado os jovens com o desafio pessoal de buscar autenticidade e singularidade. No caso das organizaes, estas so um espao privilegiado de definio do eu, e a promessa da possibilidade de um agir autntico seria um elemento importante para as organizaes atrarem e reterem talentos disputados pelo mercado.

Departamento de Recursos Humanos