Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

Jovens, Segurança e Saúde no Trabalho

2015-11-16 22:08

As estatísticas ilustram que os jovens adultos entre os 18 e 24 anos de idade têm maior probabilidade de ter um acidente grave no trabalho do que os adultos mais velhos.

Podem ser expostos a condições de trabalho inadequadas, levando ao desenvolvimento de doenças profissionais ainda em jovem ou numa fase mais adiantada da sua vida.

Os jovens, sendo novos no local de trabalho, podem não ter experiência e, muitas vezes, maturidade física e psicológica, para não levar suficientemente a sério os riscos a que estão expostos ou porque simplesmente não estão suficientemente informados.

Outros fatores que colocam os jovens em situação de maior risco são, nomeadamente:

  • Competência e formação insuficientes;
  • Falta de confiança para se fazerem ouvir;
  • Não reconhecimento por parte dos empregadores da proteção adicional de que os jovens trabalhadores necessitam;
  • Desconhecimento dos seus direitos e dos deveres do seu empregador.

É da responsabilidade das empresas protegerem a Segurança e Saúde dos Trabalhadores, devendo realizar uma avaliação de riscos antes de um jovem iniciar o seu trabalho e implementar as medidas necessárias à sua proteção.

Os jovens devem receber trabalho apropriado, bem como formação e supervisão adequadas.

É um direito do jovem colocar questões, manifestar as suas preocupações e conhecer os riscos associados às suas funções. Paralelamente, tem a responsabilidade de seguir as políticas da empresa e zelar pela sua segurança e a dos seus colegas.

Departamento de Segurança no Trabalho