Newsletter

No template file found: {$plugin.feadmin.dmailsubscription.file.templateFile}

Pesquisa

Medicina do Trabalho

O Peso do Marketing Digital

2014-03-04 16:11

O Marketing Digital um conjunto de estratgias elaboradas para realizar uma publicidade virtual, de modo a atingir o pblico-alvo que se conecta frequentemente s redes de comunicao em massa, como a rede de telemveis e a internet. Alm de ser uma ferramenta poderosa para aumentar o reconhecimento e visibilidade da marca, o Marketing Digital pode ser uma forma eficaz de captao de clientes, de acordo com diversos especialistas neste novo modelo de propaganda.

 

Podemos, ento, definir o Marketing Digital como o modelo de negcio no qual a internet usada como plataforma para a realizao de aes promocionais, que tm a finalidade de divulgar produtos, negcios, servios ou atributos de marca e que envolve o uso de dispositivos conectados internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing.

Ao implementar um excelente conjunto de estratgias de Marketing Digital, a empresa conseguir atrair o famoso trfego qualificado, que significa essencialmente, atingir o pblico com maiores possibilidades de se tornar cliente. As campanhas online tambm aumentam a visibilidade da empresa de forma exponencial, abrindo possibilidades para o sucesso da marca e para a construo de uma clientela fidelizada que far o poderoso boca-a-boca virtual.

Nesse contexto, fica explcita a importncia do Marketing Digital para as grandes e pequenas corporaes, independente do segmento ao qual pertencem. Segundo especialistas, esse novo modelo de marketing que tem como principal foco a propaganda virtual, pode no s aumentar o reconhecimento e visibilidade da marca, mas tambm ser uma ferramenta essencial para quem busca aumentar os ndices de venda e de lucro.

 

Muitas empresas vm utilizando o Marketing Digital nos negcios desde que a internet passou a ser considerada a maior fonte de informao em nvel global. Trata-se de uma plataforma conveniente, acessvel e que oferece oportunidades competitivas para negcios de todos os tamanhos, que se diferencia por um conjunto de ferramentas, que se referem a muito mais do que a s navegao em si.

O Marketing Digital representa tambm uma ferramenta competitiva j que a internet no est restrita somente aos computadores. O desenvolvimento constante de novas tecnologias trouxe a capacidade de ampliar o potencial das estratgias do marketing digital, pois faz com que, cada vez, mais dispositivos se tornem capazes de aceder a internet. o caso dos smartphones, tablets, consolas de vdeo game, aparelhos de televiso, entre outros. Garantir a diversidade de acesso por meio desses dispositivos significa abrir novos canais de marketing digital, possibilitando que mais aes sejam realizadas.

Outra oportunidade de Marketing Digital gerada a partir disso, a criao de aes diretamente voltadas para um determinado canal. Por meio de contedos e de abordagens mercadolgicas diferenciadas possvel estabelecer diferentes tipos de interao. Um exemplo disso o mobile marketing, no qual os usurios, por meio dos seus tablets ou smartphones, passam a ser capazes de interagir com locais, marcas ou at mesmo entre si de acordo com sua posio geogrfica. Esses dispositivos alm de estarem equipados com sistemas de posicionamento global, tambm se integram internet para tornar possvel a interao.

O Marketing Digital torna-se de suma importncia para as organizaes, pois com a facilidade de acesso e a horizontalizao no uso dessas tecnologias, por parte da procura, as empresas tero que se ajustar aos novos tempos imprimindo mudanas radicais na forma de realizar negcios e administrar relacionamentos.

Uma empresa bem-sucedida aquela que se mantm atual, que sabe quo importante a sua atualizao e que entende que o relacionamento com o pblico deve acompanhar os progressos, sobretudo os tecnolgicos.

O mercado, definitivamente, no o mesmo de h 10 anos atrs e o atual no ser o mesmo do de daqui a 2 anos, isto por que as mudanas acontecem cada vez mais rpido. Ficar parado no tempo e usar frmulas j exploradas exausto no contribui para o sucesso das empresas. Essa dificuldade em se destacar e passar frente dos concorrentes fizeram as grandes organizaes tomar conscincia da necessidade de modernizar as suas estratgias.

 

Gracinda Forca (TSST)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_marketing