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Pesquisa

Medicina do Trabalho

Início de Novas Ações de Formação no Mês de Outubro

2013-09-12 11:33

O BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE APOIO Á GESTÃO:

Público-Alvo:

Chefias intermédias, diretores financeiros, diretores comerciais e responsáveis de equipa, que de acordo com as características das suas funções necessitem de uma ferramenta de apoio á tomada de decisão que seja capaz de os auxiliar na gestão das suas equipas de trabalho.

Objetivos Gerais:

No final da presente ação de formação, os participantes estarão preparados para definir e identificar os diferentes mecanismos de controlo de gestão que devem garantir o sucesso das suas empresas, ao mesmo tempo que serão capazes de aplicar os princípios gerais do Balanced Scorecard (BSC) e traduzir o plano estratégico para a metodologia BSC, definir métricas que estejam alinhadas com a estratégia, identificar e justificar os meios para sua a concretização e reconhecer as potencialidades da integração desta ferramenta com os restantes mecanismos de controlo e planeamento existentes nas suas empresas.

Conteúdos Programáticos:

• Noções Básicas do Balanced Scorecard;
• A Relevância da Temática;
• O BSC e os diferentes mecanismos de controlo de Gestão;
• O BSC como Método de Avaliação do Desempenho;
• Os pressupostos e as perspetivas do Balanced Scorecard;
• Os indicadores da performance;
• A Mensuração dos Ativos Intangíveis;
• O Relacionamento Causa/Efeito;
• Os Resultados e os condutores da Performance;
• A ligação aos objetivos financeiros;
• O Mapa Estratégico


Duração: O Curso terá a duração prevista de 50 horas. 

Aplicações Práticas: Este curso permite-lhe definir e implementar a estratégia organizacional com base numa ferramenta de controlo e gestão capaz de proporcionar uma visão global da empresa e proporcionar o envolvimento de todos os seus elementos na concretização dos objectivos estratégicos. 

Nota: Cada um dos módulos pode ser leccionado em separado, sendo possível realizar apenas o modulo “Balanced Scorecard como método de avaliação de desempenho” ou o módulo “Mapa Estratégico”. Os módulos isolados têm a duração de 12 Horas cada.

 

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é o documento que serve de base á estruturação de um novo projeto organizacional ou de um projeto já existente para o qual se pretenda implementar melhorias e contempla todos os aspetos essenciais para uma boa apresentação aos diversos interlocutores externos á organização, pelo que, deverá ser concebido com rigor e clareza dado ser uma das ferramentas básicas na tomada de decisões estratégicas.


Público-Alvo:

Dirigentes e quadros técnicos, bem como, todos os interessados em adquirir e consolidar os conhecimentos teóricos e práticos sobre como desenvolver e implementar um plano de negócios nas suas organizações.

Objetivo Geral:

No final da ação de formação os participantes serão capazes de identificar o processo de elaboração de um plano de negócios, em todas as suas etapas, bem como, definir e explicar o que é, e quais são os principais objetivos e vantagens para uma organização com o seu desenvolvimento e implementação.

Conteúdos Programáticos:

  • O Processo empreendedor (2 Horas): Identificar e avaliar a oportunidade; Desenvolver o Plano de Negócios; Definir e Identificar os recursos necessários; Gerir o Negócio.
  • O contexto do Negócio (2 Horas): Análise das Ameaças e Oportunidades; Identificação e análise dos pontos forte e dos pontos fracos; Definição e implementação de uma estratégia; A estrutura do mercado; A conquista de vantagens competitivas.
  • A Gestão e a Informação Financeira (4 Horas): As contas de gastos e de rendimentos; As previsões financeiras; Análise de risco e de sensibilidade; O balanço e a Demonstração de Resultados; Alguns termos financeiros importantes.
  • A Proposta e a Previsão (4 Horas): A proposta de um plano de negócios; A previsão de vendas; A previsão de custos; Revisão e acompanhamento do plano; Explicação de alguns pontos importantes.
  • Melhorar o desempenho organizacional e financeiro com base no plano de negócios (4 Horas): O Sumário executivo; Visão e ação estratégica; O Planeamento dos Recursos Humanos; O Planeamento Interno.

 

Duração: Este curso terá a duração prevista de 16 Horas.
 
Aplicações Práticas: Este curso foi concebido para ser um guia para a elaboração do plano de negócios, pelo que no final os formandos deverão ser capazes de escrever o plano de negócios e aprimorar os seus conteúdos, bem como, assegurar a sua implementação com sucesso.


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